Como escolher e medir uma tampa de sanita?

Como escolher e medir uma tampa de sanita?

Michaela Kratochvílová

Embeleze a sua casa de banho e escolha a tampa de sanita perfeita que se encaixe perfeitamente na sanita e tenha um visual de bom gosto ao mesmo tempo. A função vem em primeiro lugar, mas não tenha medo de inovar!

A casa de banho é uma divisão absolutamente óbvia de qualquer casa, e queremos dar uma atenção especial para ela aqui, e ponto final. Esta divisão merece a sua atenção, especialmente no que diz respeito à sua forma, dimensões e para o tema de hoje, a tampa da sanita. Escolher a tampa da sanita pode ser difícil no início, mas basta conhecer alguns dados necessários para a sua escolha correcta. Não é uma tarefa impossível. Depois de saber quais as opções que tem atualmente, escolher a mais adequada pode ser mais fácil.

Dimensões
O critério mais importante na escolha de uma tampa de sanita são as dimensões. Hoje em dia, na maioria dos casos, os tampos de sanita fazem parte das sanitas ou são feitas à medida. No entanto, pode acontecer que a sua tampa de sanita seja danificada por algum motivo e que o fabricante já não produza os mesmos modelos, ou que não consiga encontrar a marca. Por isso, aconselhamo-lo a medir cuidadosamente para que a tampa da sanita assente na sanita como uma luva. Só depois é que escolhe o aspeto geral.

  1. Medir o espaçamento dos orifícios (ou distância) pelos quais a tampa da sanita é fixada na sanita com roscas ou parafusos (B)
  2. Medir também a largura exterior (F) da tampa da sanita, bem como a largura interior (C) e o comprimento interior (D)
  3. Lembre-se também do comprimento exterior (A), que é a distância entre os parafusos ou roscas e o bordo do assento
  4. É também uma boa ideia medir o comprimento total da tampa, desde os parafusos até ao ponto mais comprido da tábua (E)
  5. Para ter a certeza, medir também a distância entre os orifícios da cerâmica e o bordo superior do reservatório para ver se é suficiente para que o assento fique confortavelmente na posição superior e não caia

Aparência
Tenha sempre em conta a harmonia geral da divisão. A tampa de sanita branca é um clássico intemporal e combinam com qualquer lugar. No entanto, se quiser algo mais original, pode escolher entre uma variedade de decorações e cores.

As tampas de sanita em madeira são ideais para os amantes de materiais naturais. Pode escolher entre uma vasta gama de decorações para combinar com a cor dos seus azulejos, por exemplo.
Os tampos de sanitas brancos clássicas são uma opção tradicional que não vai correr mal.
As tampas de sanitas com motivos diferentes podem ser uma adição interessante à casa de banho, especialmente se gostar de cor ou se estiver à procura de uma tampa de sanita adequada para as crianças.


Material
Os assentos de sanita em plástico são uma das opções mais baratas, mas a sua qualidade pode não ser suficiente, especialmente se forem muito leves e finos, podendo partir-se.
Um material adequado é, por exemplo, o duroplast, que é mais estável e mais pesado, e também tem um tratamento antibacteriano para este fim.
As placas também podem ser feitas de poliresina, que tem um aspeto elegante e é também muito durável.
Também podem ser fabricados em polipropileno, que é dimensionalmente resistente e não arrefece.
O painel de fibras MDF é outro material a partir do qual são fabricadas as tampas de sanita, é um painel colado com cola e revestido com uma película que cumpre todos os requisitos de higiene para este fim.

Inclinação
O assento de sanita com softclose caracteriza-se por um sistema de segurança que impede que o assento da sanita caia bruscamente sobre a bacia de cerâmica, de modo a que a tampa assente lenta e suavemente. Se tiver um filho pequeno em casa, adquira definitivamente uma sanita que se incline lentamente, para evitar lesões desagradáveis.
A clássica inclinação do assento da sanita não permite tais vantagens, em suma, todos os membros da família devem ser mais atenciosos e cuidadosos para evitar acidentes ou danos na sanita.


Assentos sanitários especiais
As crianças que já conseguem ir à casa de banho podem ser presenteadas com um assento de sanita para crianças, que é simplesmente colocado sobre um assento de sanita convencional. O assento para crianças tem uma abertura menor, para que a criança não tenha de se preocupar com a possibilidade de cair na sanita…
Para os deficientes, os assentos sanitários estão equipados com juntas metálicas reforçadas especiais, e os assentos em forma de ferradura com um arco interrompido também podem ser uma solução. Estes assentos são utilizados com bastante frequência em muitos países, especialmente para uma maior higiene.
Para os idosos, existe uma solução sob a forma de um extensor de assento de sanita, que aumenta a superfície de assento da sanita, ajudando assim os idosos e as pessoas com mobilidade reduzida a levantarem-se da sanita mais confortavelmente. Alguns assentos sanitários estão também equipados com corrimões especiais que servem de apoio.

Algo extra
Também pode tirar partido de vários extras que não só tornam a sua vida mais agradável, como também podem prolongar a vida útil da sua sanita.

Muito práticos são os travões, que se encontram na parte inferior da tampa de sanita e amortecem o seu impacto na sanita.
Os lavatórios bidé são verdadeiramente uma joia tecnológica, com a qual se pode regular os jactos de água, a temperatura do lavatório, os vários programas de massagem, etc. No entanto, é de esperar um investimento mais elevado.
Para aliviar os afazeres da casa, comprar tampa e assento de sanita autolimpantes, que funcionam com base no princípio da rotação do assento através da unidade de limpeza. Esta desinfecta-o e, assim, proporciona um elevado nível de higiene a todos os utilizadores. Além disso, sem qualquer trabalho.