Dicas

Especial de Natal: Dicas, Ideias e DIY de Decoração

A estação anual cheia de brilho, velas e decorações de Natal está aqui. Prepare-se para as férias de Natal um pouco mais do que no ano passado. Um especial de Natal com sabor a canela e bolos está à sua espera.

https://www.freepik.com/free-photo/composition-with-christmas-decorations-interior_10517957.htm#page=1&query=christmas&position=16

O Natal é um feriado de alegria, paz e bem-estar familiar. As suas raízes remontam aos tempos antigos, a celebração do Sol e baseando-se na tradição do cristianismo. Cada família não deixa de ter uma árvore de Natal, decorações de Natal e uma mesa de Natal com bolo rei, bacalhau, sonhos de Natal, doces, bolachas ou uma vela de Natal sobre a mesa.

Os costumes variam de família para família, mas a base mantém-se.

Cidades, vilas, casas e edifícios são iluminados e vestidos com decorações de Natal. Os mercados de Natal com produtos artesanais típicos também fazem parte da tradição. 

Num mundo ideal, o Natal é uma época cheia de bom humor e apreciada pela união da família, no entanto, a correria e agitação pode levar a que o stress e o desejo de deixar tudo perfeito leve a frustrações.


E se realmente desfrutássemos das férias de Natal?

1) Natal e Advento

As férias de Natal no nosso país começam com o Advento, que foi criado graças à Igreja Católica Romana. As duas primeiras semanas do Advento visam a preparação para a chegada de Jesus Cristo e as duas últimas semanas do Advento propõem-se a fazer a preparação para a celebração do Natal. 

Tempo do Advento

Este ano, o Advento começa no domingo, 29 de novembro, e durará até quinta-feira, 24 de dezembro.

Os preparativos para o Natal começam durante o Advento. A palavra vem do latim "adventus" que se aproxima. Os cristãos associam o início das festas com o nascimento de Jesus, quatro semanas antes do Natal, no primeiro domingo de Dezembro. 

O início da preparação espiritual e do arrependimento antes das grandes celebrações de Natal está também ligado ao jejum - omitindo carne e entretenimento ou casamentos.

Uma breve história do Advento

O início do Advento remonta ao século IV. O número de domingos do mesmo foi variando ao longo do tempo (entre 2 a 6 semanas).

Os preparativos pré-natalícios foram também celebrados pelos romanos durante o reinado do Papa Leão I (O Grande) (440-461) chegando à Europa para substituir as antigas celebrações do solstício de Inverno celebradas pelas tribos do continente.

O tempo do Advento é caracterizado por vários símbolos.

DIY: Como fazer uma grinalda de Advento em casa? 

A grinalda foi estabelecida em 1860 quando um clérigo originário de Hamburgo colocou uma coroa de espinhos em sua casa, acendendo uma vela em frente da mesma todos os domingos celebrando assim o início da época festiva.

Pode comprar uma grinalda do advento em diversos locais durante a época festiva ou, pode dar asas à sua liberdade e fazer a sua própria em casa.


Como começar a fazer uma grinalda de Advento?


Para fazer a sua própria grinalda em casa necessita apenas de uma ideia, imaginação fértil e meter as mãos à obra. O processo é relativamente fácil e para isso necessita de:


  • corpo (palha, poliestireno) com um diâmetro de cerca de 25 cm
  • fio de ligação (verde ideal)
  • Galhos ou espinhos
  • Tesoura de aparo
  • alicate - divisores
  • pistola de cola
  • decorações de acordo com as preferências


Primeiro corte ou obtenha galhos cortados de 10-12 cm de comprimento. Os ramos mais curtos não se ligam bem ao corpo e caem para fora. Ao prepará-los, divida-os directamente de acordo com a semelhança.

Pegue no arame e conduza-o de volta para a grinalda e envolvendo-o firmemente à volta do corpo uma ou duas vezes. Retire os galhos e envolva o corpo por todos os lados com palhiço. Certifique-se de que se encontra em todo o lado, para que o corpo não seja visível.

Segure as agulhas com uma mão e embrulhe o arame uma ou duas vezes com a outra. Para que possa "fechar" bem a extremidade da grinalda, agarre o galho que usou primeiro e coloque as extremidades dos galhos torcidos sobre ele. 

Quando o corpo estiver pronto, pulverize os galhos com brilho sobre as flores da sala. Agora siga a decoração da grinalda de acordo com o seu próprio gosto.

Coloque as velas que dominam a grinalda sobre ela. Apenas com base na sua disposição, deverá decorar mais. 

O que irá utilizar?


  • bolas de poliestireno
  • cones
  • fatias secas de citrinos
  • canela
  • velas de advento (não devem estar ausentes)
  • fitas
  • ornamentos de palha


Calendário de Advento

A ideia de introduzir o calendário do Advento teve origem no século XIX, principalmente devido à alegria das crianças por encurtar a chegada do Natal.

Escolha um calendário de Advento interessante para este ano, que toda a sua família irá apreciar. No mercado encontrará os calendários de Advento para crianças, mas também como decoração pendurada na parede. Escolha entre os calendários de Advento mais em conta ou luxuosos, que irão completar maravilhosamente a atmosfera natalícia.


Dias importantes de Natal

Durante o Advento - ou seja, de 30.11. a 6.1. temos vários dias importantes no calendário:


  • 30 de novembro - Santo André: este foi o primeiro dos 12 apóstolos de Jesus Cristo e por isso é feriado em países como a Escócia e a Roménia e é um dia de festa em localidades portuguesas como a Póvoa de Varzim.
  • 8 de dezembro - Nossa Senhora da Conceição: neste dia é celebrado uma festa de guarda e feriado público. Todos os católicos devem ir à missa neste dia como se fosse um domingo.
  • 12 de dezembro - Dia da Poinsétia: A lenda é que uma rapariga pobre, triste por só conseguir oferecer uns ramos secos ao menino Jesus na missa de Natal, chora e testemunha a transformação destes ramos em lindas poinsétias vermelhas no seio da igreja, que declara o acontecimento um milagre.
  • 25 de Dezembro - Natal: e portanto o dia mais importante entre o Advento e o Ano Novo, durante o Natal celebra-se o nascimento de Cristo (antigamente o acolhimento do sol renascido) 
  • 27 de janeiro - Dia da Sagrada Família: celebra-se no domingo seguinte ao Natal, na Oitava do Natal. Caso o Natal calhe a um domingo, a Sagrada Família festeja-se a 30 de dezembro.
  • 31 de dezembro - Véspera de Ano Novo: o fim do velho e o início do novo, durante a noite agradece pelo velho e implora pelo novo
  • 6 de Janeiro - Os Três Reis: no final das férias de Natal, os rapazes costumam cantar de porta em porta, pelos quais receberam bolos de rei.


Tradições e costumes da véspera de Natal

Assim, o ambiente natalício tem prevalecido na nossa região e especialmente nas famílias cristãs desde o início de Dezembro. 

Como é que as tradições natalícias têm sido típicas do dia de Natal no passado?

Em diversas localidades Portuguesas a tradição diz que na primeira semana do ano diversos grupos viajam de porta em porta cantando as Janeiras para os residentes, desejando assim um bom ano e celebrando o nascimento de Jesus, a estes grupos as famílias oferecem geralmente doces e bolos que sobraram das suas festas em família.

Véspera de Natal, 24 de Dezembro

Há realmente muitos costumes de Natal e cada região ou família adaptou-os às suas próprias tradições.

Mas o que é típico do Natal para todos?


  • Ceia de Natal - com vários pratos e bolos sempre presentes
  • Presépio embaixo da árvore de natal - representando o nascimento de Jesus
  • Bolo rei - a pessoa a quem calhar a fatia de bolo que contém a fava, tem de pagar o bolo rei no ano seguinte
  • Missa do Galo ou Missa da Meia-noite - apenas depois da missa é que se abrem as prendas de natal
  • Consoada - a tradição diz que a loiça usada não deve ser lavada nem retirada da mesa por respeito a todos os mortos da família
  • Árvore de Natal - O pinheiro de Natal advém de tradições pagãs que se celebravam na europa onde as famílias decoravam estas árvores dentro da sua casa trazendo assim a cor e o aroma do pinheiro complementando as celebrações do solstício de Inverno.


Os presentes de Natal que o pai Natal traz para as crianças são também importantes para os mais pequenos. Tornou-se recentemente uma tradição familiar onde nas semanas anteriores ao Natal pede-se aos jovens que escrevam uma carta ao barbudo da Lapónia pedindo os seus brinquedos favoritos. Na madrugada de 24 de Dezembro o pai Natal viaja de chaminé em chaminé deixando os presentes debaixo da árvore para cada criança em volta do mundo.

O nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro

O feriado de Natal é o maior feriado cristão. O dia do renascimento do Sol que era abordado no século IV, nos últimos anos, se comemora o nascimento de Cristo. 

O nascimento de jesus é um dia de paz e alegria para ser celebrado em família, descanse, divirta-se e não se preocupe com nada, simplesmente desfrute do tempo com os seus mais queridos.

Mercado de Natal

A atmosfera do Natal é ainda mais sublinhada pelos mercados de Natal, que têm lugar durante o Advento. A maior parte deles encontrará bancas com comida e iguarias tradicionais, bebidas, doces, mas também artesanato típico. 

Originalmente os mercados de Natal iniciaram-se na Alemanha e Áustria sendo os primeiros registros datados de 1294 em Viena.

2) Árvores de Natal decoradas

As árvores de Natal chegaram até nós por volta do século XIX vindas da Alemanha. As luzes de Natal são caracterizadas por luzes coloridas, bolas de Natal e decorações com um tema religioso ou doces. 

Poderá optar por diversos tipos de árvores, sejam elas naturais ou artificiais. Se optar por uma árvore verdadeira tem sempre a opção de a plantar mais tarde num jardim contribuindo assim para a preservação do planeta.

Pode também decidir-se por uma alternativa mais luxuosa que certamente ficará na sua família por diversos anos, existindo também alternativas mais em conta mas também elas bastante úteis.

9 princípios de como decorar uma árvore de Natal


  • Uma árvore de Natal natural deve ser sempre apoiada num suporte fixo na terra, por outro lado as artificiais são já equipadas com uma base para maior estabilidade.
  • Escolha um local onde a árvore não interfira na sua vida diária.
  • As luzes de Natal são penduradas primeiro

    • antes de as colocar, verifique se todas as luzes funcionam correctamente

    • fixe o centro da corrente ao topo da árvore

    • enrole uma parte da cadeia de luz à volta da árvore à frente e a outra na parte de trás


  • Seguem-se os efeitos decorativos, deve sempre decorar primeiramente a parte frontal onde poderá inserir os seus enfeites preferidos.
  • Cada ramo deve ser decorado com pelo menos uma figura ou decoração à sua escolha, no entanto nesta fase tente utilizar primeiramente as decorações menos frágeis para não correr risco de as quebrar acidentalmente.
  • Por último aplique as decorações em vidro e mais pesadas na parte de baixo da sua árvore e envolva com as fitas decorativas para adicionar mais cor e brilho.
  • Pode ainda adicionar biscoitos ou figuras de chocolate que farão certamente os encantos dos mais pequenitos.
A nossa dica: Se quiser algo não convencional este ano, compre uma árvore de Natal branca, na qual as decorações coloridas se destacarão ainda mais. Ou decore uma árvore artificial verde com suporte e ornamentos de madeira branca não convencional.

Galeria: Como combinar cores e decorações numa árvore de Natal

Cansado da típica combinação de Natal do vermelho e do verde à sua volta? 

Temos dicas para o ajudar a evitar estereótipos. Veja a nossa galeria de árvores de Natal.

Opte por uma combinação mais suave de árvore branca com luzes coloridas ou douradas. 

A combinação de tons de azul e branco também se destaca muito bem em quase todas as salas de estar. É uma combinação ligeiramente menos tradicional, então se não gostar dos clássicos, apreciará definitivamente esta ideia. 

Grinaldas brancas e correntes com bolas de Natal em tons de ouro ou mesmo de cobre também dão impressões frescas e menos apertadas .

A nossa próxima dica é combinar três ou mais cores. Não se iniba de experimentar, por exemplo: ornamentos turquesa numa árvore de Natal e roxo ou prata numa árvore de Natal verde parecem ideias excelentes. Recomendamos também a escolha de decorações de árvore de Natal cor-de-rosa para todas as almas.

Se não gostar de experimentar, escolha as cores típicas de Natal - dourado, vermelho e verde. 

DIY: Faça uma árvore de Natal

Se se preocupa com o ambiente, não é um fã da tradição ou tem um espírito criativo, pode fazer a sua própria árvore de Natal. 

Imagina como pode fazer a sua árvore de natal em casa?   
Dê asas à sua imaginação e experimente seguindo as nossas dicas, para isso necessita de:


  • alcaçuz quebrado
  • caixa de ovos verdes
  • rolos de papel higiénico coloridos
  • bolas de natal ligadas
  • escada
  • suporte da câmara
  • cadernos / livros mais antigos


Instruções para fazer uma pequena árvore de Natal

Acima, deixámos o caminho à sua criatividade. Nesta parte do artigo, preparámos um guia específico para si sobre como fazer uma pequena árvore de Natal. Servirá como decoração e, para os menos exigentes, também como um bom substituto para uma árvore viva ou artificial. 

Não deixe de envolver os seus filhos na produção de ornamentos e decorações de Natal. Enriqueçam-no com ideias mais criativas e imaginação infindável. 

Prepare: 


  • cone de poliestireno
  • fita adesiva dupla face
  • cordel / renda de algodão
  • pinos
  • arcos ou o que quer que seja


Envolva o cone com fita adesiva de dupla face. Comece a colar de baixo para cima, ou seja, a partir da parte mais larga. Após a colagem, remova a camada protectora da fita adesiva.

Pegue um fio ou cordel colorido e envolva-o à volta de um cone. Prenda a fita adesiva no cordão suficientemente bem para não ter de utilizar cola. A produção da árvore de Natal é portanto também segura para as crianças. 

Para decorar a árvore, utilize alfinetes com cabeças coloridas ou outra coisa que insira ou prenda de outra forma ao poliestireno. 

3) Refeições de Natal que não devem faltar

O jantar de véspera de Natal é provavelmente o mais importante do ano. Para alguns até a maior alegria :)

O nome da ceia de Natal deriva da palavra generosa e a tradição está à altura do nome, pois todos cozinham, assam, preparam e decoram o dia todo para o tão especial banquete. O jantar consiste em vários pratos, que diferem de família a família, mas o ambiente natalício e a abundância são uma característica comum em todas as casas.

Quais são as refeições típicas de Natal para os portugueses?


  • Bacalhau
  • Peru, cabrito, porco ou galo assado
  • Polvo à lagareiro
  • Bolo Rei
  • Rabanadas
  • Sonhos de leite


Cada família adapta as receitas naturalmente às suas preferências, mas uma outra ideia para um jantar típico pode ser uma simples mas sempre boa canja de galinha seguida do típico Vinho quente e broa de milho.

4) Ideias para decorações e ornamentos de Natal

Fazer decorações de Natal é uma excelente forma de iluminar a sua casa com acessórios criativos. Além disso, desfrutará de muita diversão durante a produção e poderá envolver com segurança toda a família no processo. 

Porque deve considerar as decorações de DIY? 


  1. Uma forma fácil e barata de decorar a sua casa. 
  2. As actividades feitas à mão aumentam a criatividade.
  3. Uma forma divertida de passar tempo com a família ou amigos.
  4. Decorações feitas por si são peças originais de que certamente se irá orgulhar e valorizar ainda mais.


Antes de fazer as decorações de Natal, considere onde colocá-las. Se vai decorar o interior do apartamento, experimente com diferentes materiais e métodos de produção. Contudo, se quiser decorar uma varanda ou jardim, escolha decorações que sejam resistentes a condições meteorológicas adversas, tais como neve, inverno ou chuva forte. 

Não tem qualquer experiência com artesanato? 

Não tem problema! 

A produção de enfeites de Natal não se destina apenas a pessoas qualificadas do tipo "faça você mesmo". Mesmo os principiantes podem lidar com elas uma ou duas vezes. Não precisa de quaisquer ferramentas complicadas ou capacidades e aptidões especiais, basta ter em mãos o seguinte:


  • material conforme necessário (papel, tecido, madeira...)
  • tesoura 
  • cola
  • agulha e linha
  • espírito de Natal


DIY: Fazer ikebana de Natal sobre a mesa

O ikebana de Natal é uma decoração floral tradicional japonesa. Consistem em símbolos típicos do Natal, que têm o seu significado. O ikebana fica óptimo no meio da mesa de Natal e pode ser decorado ao seu gosto. 

A base pode ser de galhos, erva dourada e prateada ou Poinsétia, também conhecida como rosa de Natal. A decoração adicional depende do estilo geral da sala e da sua imaginação e criatividade: 


  • as estrelas colocadas em ikebana representam notícias alegres e milagres
  • as velas trazem luz e esperança em tempos de tristeza e escuridão
  • nozes e cones simbolizam a abundância e a fertilidade
  • decorações de pão de gengibre
  • canela


DIY: Etiquetas de presente de Natal

Dar presentes é uma das partes mais bonitas do Natal. Rotule cada presente com uma etiqueta temática que divide as embalagens e complementa lindamente a embalagem original. 

Fazer etiquetas de Natal é muito simples. Pode imprimir um modelo online ou criar o seu próprio desenho pessoal. 

A nossa dica: Escreva os nomes dos membros da família nas etiquetas e adicione um personagem ou imagem divertida, ou decore-as com purpurina, autocolantes de Natal e flocos de neve.

DIY: Produção de estatuetas de Natal 


  • Elfos - são uma bela decoração que se pode colocar numa prateleira da sala de estar ou numa caixa de sapatos no corredor. A sua vantagem é que podem ser utilizados durante todo o ano e, se quiser mudar as decorações, servirão como um brinquedo para as crianças. Os duendes de Natal são feitos de lã, papel ou tecido. 
  • Anjos - têm sido sempre um símbolo do Natal. Fazer uma simples silhueta branca clássica a partir de papel, barro ou tecido. Anjos ainda mais decorados irão destacar-se no seu quarto, anunciando alegremente a chegada do Natal. 


Colocar anjos de Natal de diferentes cores e tamanhos numa mesa de Natal, no peitoril de uma janela ou pendurado numa árvore. 

Como fazer decorações e ornamentos de Natal em casa?

Faça decorações de acordo com as nossas simples instruções que será muito fácil, mesmo que não seja muito bom em trabalho manual. 

Decorações e adornos de Natal em croché

As decorações de Natal não podem passar sem objectos de croché, que irão completar perfeitamente o ambiente. Escolha o que quer fazer de croché e onde colocar as decorações. 

Coloque corações, sinos ou anjos pendurados no corredor. Faça o conjunto de mesa para um jantar de Natal especial com uma toalha de mesa de croché com velas decoradas padronizadas ou um croché com tema de árvore de Natal

Acessórios e decorações de Natal costurados

As decorações de Natal costuradas são uma óptima maneira de decorar uma árvore de Natal, uma mesa de Natal ou um peitoril de janela. São feitas de tecido e recheadas com um enchimento suave, na maioria das vezes de algodão. 

A sua vantagem é que não podem ser quebrados, então pode colocá-los em lugares mais perigosos da casa, onde os seus enfeites de vidro ou alumínio não sobreviveriam. 

Se está preocupado com a costura, temos grandes novidades para si. Não precisa de nenhuma faculdade ou horas atrás de uma máquina de costura para fazer tais enfeites. 

Para variantes mais simples, só precisa de:


  • agulha
  • linha
  • tesoura


No entanto, prepare-se para se tornar um robô preciso e um processo de produção mais longo. 

Por exemplo, pode costurar pequenas almofadas em forma de árvore, estrelas ou corações feitos de tecido em verde e vermelho. 

Decorações de Natal pulverizadas e pintadas As decorações de Natal feitas com a ajuda de cores são uma alternativa simples e rápida que cabe realmente em qualquer lugar. Aposta em clássicos dourados, prateados, vermelhos e verdes. 

Pode colorir galhos ou cones de coníferas. As flores artificiais também se destacam muito bem, que também receberão uma peça de vestuário festiva graças à nova cor.

5) Acessórios e decorações de Natal por material

A escolha do material depende principalmente do local onde as decorações serão colocadas. Se tiver crianças pequenas ou animais de estimação em casa, coloque decorações quebráveis num local seguro.

Está à procura de decoração exterior? 

Esqueça o papel e o tecido. Escolha decorações de Natal de materiais naturais ou de plástico que não sejam danificadas nem mesmo pela primeira neve.

Os materiais mais utilizados para a produção de decorações de Natal podem ser encontrados abaixo. 

Decorações de Natal "da natureza"

Dará imediatamente um toque natural ao Natal deste ano, graças aos ajudantes que encontrará na floresta ou no jardim. Servi-lo-á na perfeição:


  • decorações de madeira para árvores de Natal em forma de - uma estrela de Natal, sinos, árvores esculpidas, placas temáticas ou tapetes
  • pequenos galhos pulverizados com tinta dourada ou prateada são também uma óptima forma de usar o que se encontra na natureza. 
  • cones e folhas


Graças às cores destinadas a materiais universais, qualquer coisa comum transformar-se-á em decorações de Natal com estilo, das quais a visita não lhe tirará os olhos. 

Adiciona-se mobiliário escandinavo e uma árvore viva à atmosfera geral e nasce o aspecto natural. 

Decorações e adornos de Natal feitos de tecido

Tem peças de tecido não usadas em casa, ou quer usar a sua camisa favorita com uma mancha ou buraco impuro? 

Faça decorações DIY de Natal em tecido! 

As decorações de tecido são uma forma divertida de desfrutar de longas noites de Inverno e de melhorar as suas capacidades básicas de costura. Pode adaptar as decorações têxteis exactamente ao seu gosto - cor, tamanho e forma dependem apenas do seu gosto e ideia. 

Decorações de Natal e ornamentos de papel

As decorações de Natal em papel são um sucesso. O método simples e rápido de produção é também adequado para crianças que se divertem muito ao cortar papel. Escolha papel colorido ou branco que irá colorir criativamente os seus ramos. 

Pode também utilizar jornais antigos ou livros de exercícios que não irá usar mais. Por exemplo, os flocos podem ser feitos de papel e colados a uma janela ou armário. Bolas de Natal de papel para a árvore ou na prateleira da sala de estar são também muito populares.

Decorações e adornos de Natal em vidro  

Velhas garrafas de vidro, vasos, frascos ou taças de vidro, ou mesmo bolas de vidro velhas para a árvore de Natal que já não quer - tudo isto pode servir como decoração para o seu apartamento. 

Basta soltar a sua imaginação que nascerá uma ideia criativa. 

Pode pintar uma paisagem de Inverno ou formas e padrões abstractos em objectos de vidro. Pode guardar doces, chupa-chupas ou outras iguarias de Natal em chávenas, garrafas e tigelas. 

6) Acessórios e decorações de Natal por local

Como decorar o interior da casa para o Natal?

Em casa, pode realmente pagar qualquer coisa: 


  • estatuetas giras de anjos
  • flocos de neve
  • presépios temáticos
  • sinos de campainha


Não há limites para a sua imaginação. No entanto, a base completa sempre é uma árvore de Natal, que pode colocar na sala de estar, sala de jantar ou até mesmo no quarto.

Dicas para decoração de varanda de Natal 

A varanda decorada à distância anuncia que os moradores da casa desfrutam ao máximo da atmosfera natalícia. 

Dêem vida à varanda aberta mas também fechada com luzes de Natal de várias cores e formas. Escolha cordões de luz ou luzes intermitentes em várias tonalidades. No entanto, antes de comprar iluminação, certifique-se de que as luzes se destinam também a utilização ao ar livre. 

Que decoração usar para a janela durante o Natal?

Janela decorada com decorações , como uma varanda, atrai vistas à distância. Torna-a especial com uma corrente ligeira ou flocos de papel. É especialmente importante escolher uma cor que deve corresponder às decorações na sala. 

Uma alternativa interessante é uma coroa de Natal , que se cola à janela com fita adesiva de dupla face ou a pendura directamente no puxador da janela. Decore a grinalda com a lua e as estrelas, que são também um símbolo de Natal. 

Se estas decorações parecerem demasiado cliché, utilize materiais naturais como pinhas e frutos secos para fazer a grinalda.

Portas decoradas

A decoração na porta criará um ambiente quente e agradável assim que entrar na casa ou apartamento. Embelezá-los com uma coroa de galhos, que não pode ser intimidada nem mesmo pela neve e pelo frio. Anjos de Natal ou duendes feitos de material durável também o servirão perfeitamente.

Como decorar um jardim para o Natal? 

Criar uma paisagem de Natal de conto de fadas no jardim, onde se pode desfrutar de café ou chocolate quente no meio de um cobertor. 

A base da decoração do jardim é a iluminação. Traga uma sensação de calor e paz ao jardim com a ajuda de correntes de luz douradas ou aposte em velas temáticas em forma de cinzéis. Também se pode decorar árvores e arbustos com luzes. 

Um grande êxito são também figuras de luz - renas, Pai Natal ou bonecos de neve, que se podem colocar perto da porta. 

Acrescente grinaldas naturais, bonecos de neve feitos de madeira e arcos vermelhos que completam o simbolismo do Natal. Decore pacificamente a cerca ou escada em que se penduram as bolas de Natal coloridas.

7) Decore com as crianças

O Natal é principalmente sobre passar tempo com a família. Envolva os seus filhos na produção de decorações. Os mais pequenos têm sempre a maior dose de criatividade, por isso deixem que a sua imaginação funcione. Ferva o cacau quente, encha a tigela com doces de Natal e a formação de decorações pode começar!

Pode escolher qualquer material e método. Por exemplo, o papel é um ótimo material para fazer decorações. Experimente a esta dica e faça bolas de papel, pelas quais crianças de todas as idades se apaixonarão. 

Para a produção, precisará: 


  • papel A4 branco ou colorido
  • fio
  • tesoura e cola
  • missangas


Corta-se o papel em tiras de 1,7 cm de largura. Vai precisar de 6 tiras para o baile de Natal. Faça um buraco em ambas as margens do papel e enfie as tiras cortadas de ambos os lados em arame com uma conta. 

Fixe a extremidade com cola e desdobre as tiras para formar uma bola. Depois coloque uma conta em cima do arame e faça um gancho. Pode pendurar esta simples decoração de Natal numa árvore ou numa janela.

Ornamentos de Natal e decorações de macarrão

Crie decorações e ornamentos com os seus ramos a partir dos ingredientes que tem sempre em casa - macarrão!

Se está cansado de acessórios de palha e procura algo novo, discreto, acessórios ideais que possa fazer com as crianças, as decorações de Natal de macarrão são uma escolha clara. Em primeiro lugar, descubra o que quer fazer. 

Em seguida, adapte o suplemento à forma da massa. Pode utilizar:


  • makkaroni - tubos largos de macarrão
  • fiori - flores
  • penne - tubos largos
  • farfalle - arcos
  • fusilli - fusos


Então o procedimento é simples. 

Se já tiver escolhido um determinado tipo de macarrão ou uma combinação de vários, cole as peças individuais juntamente com uma pistola de cola. Cole o macarrão a um copo de champanhe de plástico, que utilizará como base para criar uma árvore de Natal

A partir do anel de poliestereno, utilize o macarrão para conjurar a grinalda de flores. 

Finalmente, pode pintar ou pulverizar os produtos e usar verniz para uma vida mais longa. Complemente as árvores de macarrão e as grinaldas com outras decorações sob a forma de arcos ou outras decorações de Natal.

8) Como deve ser uma mesa de Natal?

Pode ter muitos almoços agradáveis e noites saborosas à mesa. No entanto, o jantar de véspera de Natal deve ser um pouco mais especial do que os habituais festivos. 

É uma noite em que toda a família está sentada à mesa. Nesta noite terminarão longos dias e semanas de preparação juntos. O stress pode finalmente diminuir e é tempo de ter tempo junto com aqueles que lhe estão mais próximos. 

Torne a sua mesa de Natal verdadeiramente especial, pesquise e inspire-se nas decorações de mesa de Natal na internet ou faça a sua própria. 

Decoração de mesa de Natal

A regra número um é ter uma planta viva sem a qual a mesa pareceria vazia. Uma flor num vaso, uma rosa de Natal, flores vivas e acessórios são os melhores candidatos para decorar o centro da mesa. Escolha de flores vivas entre crisântemos, freesias, lírios ou gerberas.

Claro que também deve haver um candelabro de Natal ou de Advento, ou velas de Advento num candelabro de metal ou de madeira - dependendo do que se provar mais à sua mesa.

Preste também muita atenção à escolha de toalhas de mesa, que devem ser mais festivas do que em almoços regulares. Aposte em peças de uma cor, mais discretas.

Ao escolher tipos específicos, depende de como vai ser o seu jantar. Nunca coloque mais de 2 pratos na mesa de cada vez, ou seja, um prato máximo rasa e profunda. A distância das extremidades da mesa não deve exceder 2-3 cm.

Os talheres são colocados de acordo com a sequência dos pratos, na borda serão os que utilizar primeiro.

Quando se trata de decorações de mesa de Natal, escolha os materiais e cores que desejar. Não tem de ser apenas decorações vermelhas e brancas. Pode concentrar-se nos materiais naturais:


  • agulhas
  • vime
  • palha
  • Fruta seca
  • cera de abelhas
  • degraus de linho ou toalhas de mesa


Transformar a mesa de Natal em puro luxo

Inspire-se nas luxuosas decorações de mesa de Natal. Sem dúvida, o Natal também inclui cores mais vibrantes do vermelho ao dourado e prateado. Não deixe de as utilizar para pôr a mesa de Natal. Detalhes tais como rodas de guardanapo prateadas, decorações de pratos, raízes prateadas, velas irão também acrescentar um toque de luxo. 

Decoração de Natal com palha e galhos

O aspecto da véspera de Natal fica fantástico quando se decora com materiais naturais. Uma grande vantagem é o facto de ser você mesmo a fazer muitos deles. Em alternativa, pode obtê-los por uma fracção do preço e ajustá-los de acordo com cada página. 

Decore os pratos com galhos e cones perfumados. Anexe laranja seca ou canela aos guardanapos. Colocar uma vela caseira ou uma grinalda de Advento natural no centro da mesa.

Toalhas e individuais de mesa

Actualmente, o uso de toalhas de mesa é uma raridade. No entanto, uma mesa de Natal bem decorada exige literalmente uma peça de tecido adequada. 

Coloque uma toalha de mesa e individuais de mesa que se harmonizem com os acessórios decorativos formando um grande espectáculo. 

Os guardanapos de pano também têm um aspecto muito elegante, que se podem se dispôr em pratos com pedaços de galhos ou azevinho.

9) Aromas de Natal que completam a atmosfera

Não negligencie também os aromas de Natal. Conjugue a verdadeira atmosfera natalícia com uma vela de aroma, com óleos perfumados em difusores de aroma, canela ou pão de gengibre. Normalmente, o Natal também tem sachês - uma mistura de especiarias e ervas aromáticas. 

Sachê natalício

Se planeia fazer um sachê em casa, lembre-se que deve ser deixado de guardado pelo menos de uma a duas semanas. Basta comprar um conjunto de ingredientes secos de acordo com as suas preferências, cravinho, alecrim, salva, manjerona, manjericão, anis, rasca, urze, camomila, bálsamo de limão, etc. 

Outros ingredientes são os óleos essenciais:


  • canela
  • menta
  • amêndoa
  • cravinho
  • laranja


Coloque a mistura num saco de plástico ou num recipiente bem selado e adicione o óleo essencial. 15-20 gotas por camada de ervas. Feche o recipiente e deixe repousar durante um tempo apropriado para que o aroma seja distribuído uniformemente em todas as partes das ervas.

Após 14 dias, queime a mistura numa placa de vidro de baixa cerâmica ou na placa de ferro do fogão. Também pode ser colocada numa lamparina de aroma em vez de óleo essencial.

Velas Natalícias

Uma solução mais simples são as tradicionais velas de Natal. Cheiram bem em casa e, ao mesmo tempo, criam uma atmosfera agradável. Escolha combinações clássicas ou mesmo mais arrojadas. 

A tendência é, por exemplo, os aromas de caramelo, maçãs e canela. Alguns fabricantes também têm nomes abrangentes, se lhes der uma oportunidade, o seu apartamento cheirará a véspera de Natal, Christmas At The Beach, Winter Glow, Snow in Glow. 

Como fazer uma vela de Natal? 

Fazer uma vela perfumada em casa, também é uma óptima ideia para prenda de Natal. O que vai precisar:


  • cera de abelha ou cera de soja
  • corante para velas
  • pavio e telas
  • espetos
  • óleo essencial
  • recipiente (copo ou molde)
  • especiarias ou outras substâncias naturais para decoração 


Dissolva a cera num banho de água e mergulhe o pavio cortado, o que, mesmo com uma reserva, corresponde à altura do recipiente em que se deita a cera. Deixe o pavio secar num pedaço de folha de alumínio.

Coloque o corante num recipiente com a cera dissolvida, adicione algumas gotas de óleo de essência e decore a cera com uma mistura de especiarias - curcuma, canela.

Enfie o pavio através do laço no remendo. Mergulhe o pó em cera e cole-o no fundo do recipiente. Para evitar que o pavio se afogue ao despeje o recipiente de cera, amarrá-lo a um pau. 

Coloque especiarias e outras substâncias naturais no fundo do recipiente e depois adicionar cuidadosamente a cera preparada. Deixe a vela solidificar. Se tiver escolhido um molde de silicone para que a vela fique sem recipiente, decore-o com uma pistola adesiva.

A canela pegajosa à volta do perímetro da grelha também terá um óptimo aspecto.

10) Presentes de Natal e como escolhê-los

Escolher os melhores presentes de Natal para os seus entes queridos todos os anos às vezes é difícil. No entanto, também pode ser resolvido facilmente. Dar de presente uma experiência como - relaxamento, adrenalina, vouchers de restaurante, massagem - é sempre uma boa ideia.

As iguarias caseiras também são um presente bem pessoal que se dá do coração e o faz especificamente à pessoa.

Pode também experimentar fazer sabonete, velas, compotas em frascos bonitos e etc.