Dicas

Como remover correctamente papel de parede antigo

Pretende dar à sua casa um novo visual mas os papéis de parede antigos não o permitem? Veja os nossos conselhos de como se livrar deles o mais facilmente possível sem perder muito tempo!

https://www.biano.sk/magazin/ako-strhat-stare-papierove-tapety-bez-nervov

Qualquer pessoa que tenha removido velhos papéis de parede pelo menos uma vez na vida sabe muito bem que esta não é exactamente uma actividade divertida. Pode demorar algumas horas e ser bem stressante. Além disso, o procedimento difere dependendo se tem papéis de parede velhos ou relativamente novos em casa. Se não tem prática em remoção de papéis de parede, deixamos aqui as seguintes dicas:


Os velhos papéis de parede escondem surpresas


Descascar papel de parede velho poderia ser comparado com um pouco de exagero ao trabalho de um arqueólogo. Viaja-se camada por camada, descobrindo por vezes factos bastante perturbadores sobre os gostos dos anteriores proprietários. Anteriormente, era comum colar papéis de parede de papel fino uns aos outros, ou colá-los directamente à alvenaria. As pessoas simplesmente colavam o novo papel de parede ao mais antigo sem remover de forma correta.


O resultado são várias camadas de material que devem ser gradualmente removidas. Um raspador, rolo e água quente serão de grande ajuda. Deve-se molhar sempre o papel de parede com um rolo molhado, esperar algum tempo e depois raspar a camada de papel de parede. Em alguns casos, este processo é muito lento. As camadas antigas não se colam e tendem a rasgar em pequenos pedaços.


Uma boa dica é usar um removedor de papel de parede líquido. Também se pode poupar algum tempo adicionando vinagre branco à água em que se molha o rolo. Remover o papel de parede velho é como eliminar uma pintura velha.


Pode remover facilmente novos papéis de parede

Necessidade de remover papéis de parede relativamente novos? Os novos tipos de papel de parede são normalmente mais espessos e têm uma melhor coesão. Especialmente os papéis de parede mais caros podem ser removidos simplesmente mergulhando-os em água. Só precisará de um raspador e força bruta em casos excepcionais.


Se o papel de parede rasgar, humedeça-o novamente e espere. Rasgar o papel de parede em pequenos pedaços é inútil, basta esperar e depois rasgar o papel de parede numa única tira sólida. Ao embeber o papel de parede, comece sempre por cima, depois trabalhe para baixo. A água a pingar infiltra-se no papel de parede.


Assim que tiver o papel de parede para baixo, terá de descobrir como remover os resíduos de cola. Mais uma vez, é muito simples, praticamente tudo o que precisa é de um pano macio embebido em água quente.

Dicas para uma remoção ainda mais fácil do papel de parede


Ao remover papel de parede antigo, é aconselhável seguir algumas recomendações básicas. A humidade na sala é muito importante quando se molha o papel de parede. Certifique-se de que não ventila e nem aquece desnecessariamente. Humedecer o papel de parede primeiro ajudará a que este seja removido mais facilmente, mais ainda se o fizer com água bastante quente. Certifique-se que protegeu e cobriu todas as tomadas eléctricas na divisão onde trabalha.


Assim que remover o papel utilize um recipiente junto de si onde o possa colocar, protegendo assim o seu chão de possíveis danos causados pela humidade e mantendo tudo mais organizado e de fácil limpeza.


Veja aqui as sugestões de papel de parede que a Biano tem para si: